hashi, iguais e salto

  • 2024

    Hashi: A linha Hashi é formada por duas versões de cadeira – com e sem braço – e poltrona. O traço conciso e preciso, característico de tantas outras peças criadas pela dupla de designers Luciana Martins e Gerson de Oliveira, aqui encontra sua expressão na madeira maciça. Neste desenho singular as linhas de madeira são formadas por perfis ligeiramente cônicos nos pés, e outros ovalados, que formam os braços e as travessas. Estas linhas se encontram e tangenciam delicadamente, deixando à mostra a estrutura que recebe assento e encosto estofados. O conforto destas peças, já sugerido por suas formas puras e orgânicas, se confirma quando nos sentamos. Observando esta linha de cadeiras e poltrona entendemos porque a ela foi dado o nome Hashi, o icônico “palitinho” oriental. Assim como nestes utensílios asiáticos, aqui temos o máximo de função e com o mínimo de recursos formais. Iguais: A cadeira Iguais tem o seu desenho seco, esquemático, marcado por um sinal na parte de trás do encosto. Ao contrário do que sugere o nome, este sinal de igual é justamente diferente em cada uma das três variações da peça. O cuidado com a ergonomia garante à cadeira Iguais conforto maior do que sugerem suas linhas retas e suas dimensões enxutas. Nota-se o cuidado na escolha dos revestimentos para os estofados em cada uma das diferentes madeiras – jequitibá, sucupira e cumaru recebem assento e encosto em couros que se aproximam dos tons das próprias madeiras. A mesa de mesmo nome chama a atenção pelo tratamento dado à madeira, que confere a esta peça de grandes dimensões a leveza visual e a robustez física que observamos. O caráter escultórico, que vemos também em outras peças da dupla, aqui está presente em todos os seus elementos – pés, travessas e tampo dialogam e se integram neste desenho fluido que o nosso olho parece percorrer continuamente. Salto: Planos de chapa metálica se encontram e se articulam nesta mesa lateral em construção que prioriza o movimento. É um objeto que se vê diferente dependendo do ponto de vista. Neste jogo formal e construtivo, linhas se tornam planos, que se tornam linhas novamente. Suas formas podem remeter a elementos figurativos ou puramente abstratos. O tampo desta mesa lateral parece ao mesmo tempo pousar suavemente sobre seu eixo vertical e querer se desprender dele.
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2024

Hashi: A linha Hashi é formada por duas versões de cadeira – com e sem braço – e poltrona. O traço conciso e preciso, característico de tantas outras peças criadas pela dupla de designers Luciana Martins e Gerson de Oliveira, aqui encontra sua expressão na madeira maciça. Neste desenho singular as linhas de madeira são formadas por perfis ligeiramente cônicos nos pés, e outros ovalados, que formam os braços e as travessas. Estas linhas se encontram e tangenciam delicadamente, deixando à mostra a estrutura que recebe assento e encosto estofados. O conforto destas peças, já sugerido por suas formas puras e orgânicas, se confirma quando nos sentamos. Observando esta linha de cadeiras e poltrona entendemos porque a ela foi dado o nome Hashi, o icônico “palitinho” oriental. Assim como nestes utensílios asiáticos, aqui temos o máximo de função e com o mínimo de recursos formais. Iguais: A cadeira Iguais tem o seu desenho seco, esquemático, marcado por um sinal na parte de trás do encosto. Ao contrário do que sugere o nome, este sinal de igual é justamente diferente em cada uma das três variações da peça. O cuidado com a ergonomia garante à cadeira Iguais conforto maior do que sugerem suas linhas retas e suas dimensões enxutas. Nota-se o cuidado na escolha dos revestimentos para os estofados em cada uma das diferentes madeiras – jequitibá, sucupira e cumaru recebem assento e encosto em couros que se aproximam dos tons das próprias madeiras. A mesa de mesmo nome chama a atenção pelo tratamento dado à madeira, que confere a esta peça de grandes dimensões a leveza visual e a robustez física que observamos. O caráter escultórico, que vemos também em outras peças da dupla, aqui está presente em todos os seus elementos – pés, travessas e tampo dialogam e se integram neste desenho fluido que o nosso olho parece percorrer continuamente. Salto: Planos de chapa metálica se encontram e se articulam nesta mesa lateral em construção que prioriza o movimento. É um objeto que se vê diferente dependendo do ponto de vista. Neste jogo formal e construtivo, linhas se tornam planos, que se tornam linhas novamente. Suas formas podem remeter a elementos figurativos ou puramente abstratos. O tampo desta mesa lateral parece ao mesmo tempo pousar suavemente sobre seu eixo vertical e querer se desprender dele.

Especificações